Translate

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Líder dos árbitros defende a classe e diz que críticas mascaram "Brasileirão de veteranos"

Gustavo Franceschini
Do UOL, em São Paulo


  • Arbitragem tem sido tema recorrente do Brasileirão; presidente da Anaf defende a sua classe Arbitragem tem sido tema recorrente do Brasileirão; presidente da Anaf defende a sua classe
A arbitragem passa por um processo de renovação brusco, mas tem talento. A enxurrada de críticas é, na verdade, uma desculpa de dirigentes e jogadores para as falhas em um Campeonato Brasileiro recheado de veteranos. Essa é a opinião de Marco Antônio Martins, presidente da Anaf (Associação Nacional de Árbitros de Futebol).
“O Brasileiro é de 38 rodadas. Os clubes perdem, perdem, perdem e dizem que foi aquele jogo que determinou um rebaixamento. Não falam que o campeonato brasileiro é de veteranos. São praticamente ex-jogadores que estão aí. Jogam com uma qualidade técnica muito baixa e põem tudo isso na conta da arbitragem. É um momento difícil em que, para justificar a incompetência, alguns dirigentes usam a arbitragem”, disse o representante de classe ao UOL Esporte.
A arbitragem foi um dos temas centrais da rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro. No sábado, Leandro Pedro Vuaden atrasou o início do jogo entre Náutico e Atlético-GO em 16 minutos até a retirada de uma faixa na arquibancada dos Aflitos que dizia “Não irão nos derrubar no apito”, alegando que a mensagem era ofensiva.
“A interpretação dele na hora foi essa. O árbitro tem plena de liberdade, está coberto pela legislação. O que o Vuaden fez foi simplesmente cumprir a legislação vigente. Não pode ter faixas ofensivas, de racismo. Eu acho que a faixa tem um cunho de pressão em cima dos árbitros”, disse Martins.
Em Porto Alegre, o problema foi com Neymar. O atacante do Santos foi fortemente marcado, sofreu faltas duras e, depois de uma sequência de choques com rivais, reclamou com o árbitro Nielson Nogueira Dias e recebeu o amarelo. Minutos depois, ele foi expulso de forma direta por um pisão em Pará, lateral do Grêmio.
“O árbitro tem de se impor. Se ele passa [do limite] em algum momento é do jogo. O Nielson não é autoritário. Naquele momento do jogo ele viu a necessidade de dar o cartão. É a primeira vez que acontece com o Neymar? É recorrente, porque ele é jovem e a pressão em cima dele está muito grande”, disse Martins, que não acha que a arbitragem brasileira vive um mau momento.
“A arbitragem, como o futebol brasileiro, está em um momento de transição. Tivemos grandes árbitros que pararam. Foi uma renovação forçada e buscaram novos talentos. Quando você renova um time de futebol ele não apresenta o resultado naquele momento. É que é da cultura do povo brasileiro culpar a arbitragem. A orientação é que tenham a postura firme e mantenham a disciplina dentro do jogo. Ele [Nielson] pode ter exagerado, mas tem de manter a disciplina. Árbitro de futebol é uma profissão em extinção. Ou colocam a tecnologia a nosso favor, ou é uma profissão em extinção”, completou.


Corinthians é o sétimo melhor time do mundo empatado com o Bayern, segundo a IFFHS
Corinthians é o sétimo melhor time do mundo empatado com o Bayern, segundo a IFFHS
02/10/2012 - 06h01

Barcelona lidera ranking da IFFHS; Corinthians sobe três posições e é o melhor brasileiro

Da EFE, em São Paulo

  • Comentários 29
O Barcelona manteve o posto de melhor equipe do mundo em setembro segundo os critérios da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês), imediatamente seguido por Universidad de Chile, Boca Juniors, Real Madrid e Atlético de Madri.

Entre os brasileiros, o melhor é o Corinthians, que subiu três posições em relação ao mês passado e aparece empatado com o Bayern de Munique na sétima colocação.

Melhores momentos do Corinthians na Libertadores

Foto 9 de 20 - 09/05/2012 - Corinthians 3 x 0 Emelec (EQU): Corinthians supera a sina nas oitavas e vai às quartas com vitória convincente por 3 a 0 sobre o Emelec Mais Leonardo Soares/UOL

Também figuram entre os 100 primeiros clubes da lista Santos (13º), Fluminense (15º), Vasco da Gama (17º), Internacional (36º), Grêmio (67º), Flamengo (77º) e São Paulo (81º).
O Bayern de Munique a equipe que mais evoluiu no ranking em setembro. O clube alemão venceu todas as suas partidas nacionais e internacionais e alcançou a máxima pontuação, deixando para trás o Paris Saint-Germain.

- Classificação mundial:.

.1. Barcelona (ESP) 343 pontos.

.2. Universidad de Chile (CHI) 300.

.3. Boca Juniors (ARG) 286.

.4. Real Madrid (ESP) 281.

.5. Atlético de Madri (ESP) 264.

.6. Chelsea (ING) 256.

.7. Bayern de Munique (ALE) 248.

Corinthians (BRA) 248.

.9. Athletic Bilbao (ESP) 240.

10. Vélez Sarsfield (ARG) 227.

13. Santos (BRA) 217.

15. Fluminense (BRA) 212.

17. Vasco da Gama (BRA) 208.

36. Internacional (BRA) 172.

67. Grêmio (BRA) 138.

77. Flamengo (BRA) 129.

81. São Paulo (BRA) 126.


Campanha do Fluminense assusta até o matemático Tristão Garcia: ‘É um ponto fora da curva!’

Fred e o Fluminense: sucesso absoluto na matemática dos pontos corridos
Fred e o Fluminense: sucesso absoluto na matemática dos pontos corridos Foto: Alexandre Cassiano
Lucas Calil
Tamanho do texto A A A
Com a vitória sobre o Flamengo, o Fluminense se igualou ao São Paulo de 2007, que somava 59 pontos e 73% de aproveitamento na 27ª rodada. Desempenho de campeão incontestável, segundo o matemático Tristão Garcia, em uma realidade mais complicada que a vista nos últimos cinco anos. Porque, explica Tristão, não só o Tricolor carioca está em excelente fase, como os maiores rivais possuem (também) números de campeão.
— O Fluminense é em absoluto um ponto muito fora da curva. A gente mede sempre o atual momento dos clubes levando em conta os últimos seis jogos: o Fluminense ganhou 2,5 pontos por jogo nesse período. E antes fazia dois pontos por jogo; média de campeão. Quase o dobro do que o Atlético-MG conseguiu (1,33 ponto por jogo) — aponta Tristão.
Para justificar o raciocínio, o matemático explica que, desde 2007, só agora os membros do G-3, na 27ª rodada, bateram na casa dos 50 pontos. Sem exceção. O Grêmio (50 pontos), por exemplo, dividiria a liderança com o Vasco em 2011, a esta altura da competição. O que só aumenta a dimensão da campanha do Fluminense:
— O Grêmio não vive um momento ruim, como o Atlético-MG. Nas últimas seis rodadas, conseguiu manter o fôlego, com 1,5 ponto por jogo, aproveitamento de 50%, que não é desastroso. O Fluminense mantém um aproveitamento acima do mínimo para conquistar o Brasileiro (66%) há muitas rodadas. Muito azar do Grêmio e do Atlético-MG que o Fluminense está assim — analisa.
Tristão ainda considera, em seus cálculos, que só o G-3 se classifica à Libertadores — porque considera que, até que a Copa Sul-Americana esteja encerrada, há a chance de um brasileiro ganhá-la e eliminar uma vaga no Brasileiro. Com esses parâmetros, o matemático põe o Vasco, quarto colocado, com apenas 1% de chances de classificação ao campeonato. E o Fluminense está quase certo.
— Fluminense e Atlético-MG já estão além da casa dos 90% de chances de Libertadores, e o Grêmio com 75%. É um indício da força dessas equipes: desde 2007, não há um nível alto como esse, com os clubes de cima pontuando com essa eficiência — argumenta Tristão.

Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/fluminense/campanha-do-fluminense-assusta-ate-matematico-tristao-garcia-um-ponto-fora-da-curva-6251716.html#ixzz289FCtYE8


Sem dor na coxa, Luis Fabiano se garante em campo contra Palmeiras

São Paulo (SP)
A coxa direita não incomoda mais Luis Fabiano. Depois de perder três compromissos pelo São Paulo e ser cortado do jogo de quarta-feira contra a Argentina, pela Seleção Brasileira, o atacante diz que estará em campo no clássico de sábado, diante do Palmeiras, no Morumbi.
"Desde a semana passada eu já não sentia dor. Com certeza, se tudo ocorrer como vem ocorrendo, no sábado estarei em campo", disse o jogador, em entrevista à Fox Sports, nesta segunda-feira.
Além do Campeonato Brasileiro, o time tricolor disputa as oitavas de final da Copa Sul-americana, contra a LDU de Loja, do Equador. A conquista do torneio sul-americano, que também daria vaga na próxima edição da Copa Libertadores, é o grande sonho da temporada.
Divulgação
Luis Fabiano ficou fora de três compromissos do São Paulo (Crédito: Dorival Rosa/VIPCOMM)
"A gente precisa lutar para ganhar esse título. No Brasileiro, estamos quatro pontos atrás do Vasco e temos confronto direto com eles, mas acho que a gente precisa ganhar um título neste ano. Só a gente que não ganhou", comentou o jogador, referindo-se aos rivais paulistas.O camisa 9 ainda lamentou ficar de fora do amistoso contra a Argentina, no qual poderia se firmar para as futuras convocações de Mano Menezes.
"Era a grande oportunidade. Infelizmente tive esse contratempo. É uma coisa que vem me atrapalhando desde o ano passado. Tenho condição de ajudar a Seleção. Preciso ter sequência. Espero que o ano que vem, não descartando esse fim de ano, seja totalmente diferente e que eu consiga jogar direto", concluiu.


CBF nega adiamentos e Santos não terá Neymar por quatro jogos

Santos (SP)
A Confederação Brasileira de Futebol respondeu nesta segunda-feira ao pedido do Santos, que pleiteava o adiamento de dois jogos de sua equipe, pelo Campeonato Brasileiro. Por conta da convocação do atacante Neymar para os amistosos da Seleção Brasileira contra Iraque, dia 11, na Suécia, e Japão, dia 16, na Polônia, o Peixe pretendia ver a entidade que rege o esporte no país remarcar os duelos contra Atlético-MG, dia 14, e Vasco, dia 17. Entretanto, as partidas seguirão nas suas datas originais, respectivamente.
Desta forma, o time santista irá contabilizar mais quatro rodadas sem a sua principal estrela. Isto porque, além dos confrontos com o Galo e o Gigante da Colina, Neymar está suspenso pela expulsão contra o Grêmio e cumpre a punição diante do Internacional-RS, no duelo do próximo sábado, na Vila Belmiro. O camisa 11 também não estará em campo contra o Botafogo, dia 10, no Engenhão, pois a Seleção se apresenta no próximo domingo para os dois amistosos que tem pela frente.
Até o momento, os alvinegros só puderam contar com Neymar em 10 das 27 rodadas disputadas no Brasileirão. Dos 17 jogos em que o atacante esteve ausente, 13 vezes o craque desfalcou o Santos por compromissos com a Seleção Brasileira. Nas outras quatro oportunidades, Neymar não esteve em campo por outras questões – duas vezes poupado por conta da reta final da Copa Libertadores da América, uma vez com indisposição estomacal e outra por suspensão, pelo terceiro cartão amarelo.
Santos x Atlético-MG no Pacaembu –   A partida contra o Atlético-MG não foi adiada como a direção do Peixe desejava, mas a CBF acatou a solicitação de mudança do local do confronto, feita pelo clube praiano. O jogo, inicialmente marcado para a Vila Belmiro, agora será realizado às 22 horas (de Brasília) do dia 17, no Pacaembu.



Copa do Brasil Sub-20 começa nesta terça-feira com dois jogos

Competição reúne 32 clubes no sistema mata-mata e vale duas vagas para a Libertadores 2013 da categoria

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas e Florianópolis
7 comentários
A primeira Copa do Brasil Sub-20 tem seus primeiros jogos nesta terça-feira. Em Campinas, a Ponte Preta recebe o Vasco, às 19h (o SporTV transmite a partida ao vivo). Às 20h, o Avaí mede forças com o Corinthians, em Florianópolis. A competição reúne 32 times e vale ao campeão e ao vice vagas na Libertadores Sub-20 de 2013.
O formato é o mesmo utilizado na Copa do Brasil dos profissionais: são confrontos mata-mata, definidos em jogos de ida e volta. Gol fora de casa é critério para desempate. Apenas nesta primeira fase, os times que vencerem a primeira partida por dois ou mais gols de diferença fora de casa eliminam a necessidade do jogo de volta.
Estão aptos a jogar a Copa do Brasil Sub-20 atletas nascidos até 1992.
Confira todos os jogos de ida da primeira fase:
Terça, 02/10
19h - Ponte Preta x Vasco (Moisés Lucarelli)
20h - Avaí x Corinthians (Ressacada)
Quarta, 03/10
16h - Guarani x Cruzeiro (Brinco de Ouro)
19h - Goiás x Santos (Hailé Pinheiro)
20h - Coritiba x São Paulo (Couto Pereira)
Sábado, 06/10
16h - Figueirense x Internacional (Orlando Scarpelli)
16h - Boa Esporte x Bragantino (Melão)
16h - América-MG x Vitória (Arena do Jacaré)
Terça, 09/10
20h - Náutico x Fluminense (Carneirão - Vitória de Santo Antão)
Quarta, 10/10
16h30m - Sport x Botafogo (Luiz Lacerda - Caruaru)
19h - ABC x Bahia (Frasqueirão)
16h - Paraná x Grêmio (Durival de Brito)
20h20m - Ceará x Flamengo (Presidente Vargas)
Terça, 16/10
16h - Atlético-GO x Palmeiras (Antônio Accioly)
20h - Portuguesa x Atlético-MG (Canindé)
Quarta, 17/10
21h - Guaratinguetá x Barueri (Dario Leite)





Nenhum comentário:

Postar um comentário